limpeza de persianas
28
maio

Dicas de Limpeza de Persianas

Quando se fala em limpeza de persianas, sabe-se que a manutenção é bem fácil de ser feita. A limpeza e conservação é algo que precisa ser feito com certa regularidade para não comprometer a durabilidade das persianas e para garantir a saúde das pessoas que habitam o local onde estão instaladas.

O desgaste das persianas é algo natural, mas pode ser diminuído com limpeza e conservação correta. Sendo assim, é recomendável:

  • Retirar a sujeira imperceptível, utilizando espanador ou aspirador de pó, sempre no sentido longitudinal;
  • Lubrificar as lâminas com vaselina vegetal ou spray de silicone, para que o mecanismo não emperre;
  • Não utilizar aparelhos a vapor para esse processo de limpeza, independentemente do material de constituição da persiana;
  • Contratar uma limpeza especializada a cada dois ou três anos.

 

A limpeza de cada tipo de persiana

As dicas de limpeza de persianas mencionadas acima servem para todos os tipos de persiana, mas existem sugestões de manutenção específicas para cada modelo, conforme você perceberá abaixo:

  • Persianas romanas podem ser limpas com espanador e também com pano seco mais sabão neutro, caso sejam do modelo tela solar. Se não forem, apenas o espanador é indicado;
  • As persianas verticais feitas em poliéster ou PVC podem ser mantidas limpas utilizando-se esponja e sabão neutro, direto nas lâminas;
  • Persianas do tipo rolô devem ser desenroladas completamente para a limpeza, que precisa ser feita com aspirador com bocal de escova. Caso seja modelo solar, é permitida a utilização de pano seco mais sabão neutro;
  • Persianas de painéis podem ser limpas semelhantes ao tipo rolô, com ajuste de porca e parafuso caso o trilho seja de alumínio;
  • A limpeza de persianas horizontais é feita lâmina por lâmina, com esponja e sabão neutro. Não se esqueça de espaná-la com frequência.

Acima nós recomendamos não utilizar aparelhos a vapor para a manutenção. Contudo, também é importante informar que produtos químicos abrasivos são proibidos nas lâminas de madeira e alumínio.

Você deve ter percebido que mencionamos sempre pano seco. Isso porque a umidade pode comprometer o material das persianas, deteriorando-o. Até mesmo um pano úmido pode prejudicar o tecido.

Atenção aos ventos

O vento pode prejudicar a manutenção de sua persiana, por comprometer a sua durabilidade. Portanto, não a deixe exposta ao vento, já que ele pode danificar o mecanismo interno, as lâminas e a tela. Além disso, janelas abertas com persianas fechadas trazem poluição, poeira e chuva, que você já sabe que prejudicam o produto.

A manutenção especializada

Quando for o momento de fazer manutenção especializada, contrate uma empresa de confiança, com credibilidade no mercado. Assim, sua persiana será durável por muitos anos, cumprindo seu papel na decoração e no bem-estar de todos.

Quer saber mais sobre persianas? Visite o nosso site e conheça todos os modelos! www.soriancortinas.com.br

Imagem: kaboompics